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Quais documentos devo enviar ao meu contador?

19/07/2017 Contábil
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Veja quais os principais documentos que você deve enviar ao seu contador para que ele possa cuidar da contabilidade da sua empresa de forma eficiente.


Um contador não cuida apenas da parte técnica das finanças, é também um consultor muito importante para o crescimento de uma empresa. Para que você não se esqueça de itens importantes da parte administrativa, este profissional tem um papel chave e, para isso, precisará ter acesso a uma série de informações.


Os documentos que precisam ser enviados ao seu contador tiveram, ou terão, algum impacto financeiro e patrimonial na sua empresa. Tanto comprovantes de gastos e receitas, contratos futuros, empréstimos, processos judiciais, notas fiscais, extratos bancários quanto a posição de duplicatas descontadas devem ser analisados por um profissional especializado.


Abaixo, listamos os principais documentos que seu contador precisa ter em mãos para poder cuidar da contabilidade da sua empresa de forma eficiente.


1 - Documentos que tenham como base a relação de trabalho (assalariado ou não).


  • Guias de impostos ou contribuições (INSS, FGTS, Contribuição Sindical, etc.);
  • Recibos de pagamento (salários, férias, vale transporte, atestados médicos de funcionários, etc.);
  • Movimentos e recibos de autônomos ou colaboradores.


2 - O movimento fiscal é um dos itens mais importantes, pois existem impostos que são pagos logo no início de cada mês. 


  • Todas as notas fiscais de entrada e saída, de serviços prestados e tomados;
  • Notas fiscais de concessionárias, como telefonia e energia elétrica;
  • Arquivos eletrônicos, como na nota fiscal paulista e arquivos do Sped Fiscal e XML’s das notas fiscais;
  • Comprovantes de pagamentos dos impostos (DAS, DARF’s, GARE’s e GNRE’s).


3 - Movimento Contábil.


  • Extratos bancários, aplicações, cartões de crédito, posição de empréstimos e desconto de duplicatas;
  • Recibos e contratos de locação, honorários, despesas diversas e contratos a pagar;
  • Comprovantes diversos de despesas e receitas;
  • Arquivos eletrônicos, como extratos em OFX e controle de caixa.


4 - Controle de Estoque e Livro Inventário.


O controle de estoque da empresa e o Livro Inventário são duas informações essenciais para apurar o custo da mercadoria vendida, além de influenciar diretamente os demonstrativos financeiros.


Além disso, o Livro Inventário é uma obrigação legal da empresa e que o contador tem pouca influência em sua preparação. Caso você não tenha controle de estoque nem o Livro Inventário, solicite ao seu contador orientações de como entregar estas informações.


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