O que um empreendedor deve saber antes de abrir uma empresa?
Foi-se o tempo em que trabalho duro e boa vontade eram
suficientes para tornar bem sucedido um negócio próprio. Com a facilitação do
acesso ao conhecimento de forma geral e a concorrência cada vez mais acirrada,
dominar conceitos empresariais e colocá-los em prática na sua vida pode ser o
fator decisivo para que um empreendimento
alcance êxito.
No livro Seu Sonho Tem Futuro, editora Gente, a fundadora
da Kickante, Candice Pascoal, aponta caminhos para tirar projetos do papel e
também para aprimorar um negócio já existente. A empreendedora elenca no livro
alguns destes conceitos, que podem ser extremamente úteis e funcionais para o
dia a dia do empreendedor.
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1)
DIP
Difundido pelo marketeiro norte-americano Seth Godin,
este é um dos conceitos mais importantes para quem quer empreender. Candice
explica que o DIP é aquele momento em que tudo dá errado. "Entenda que a
partir do momento que tirar seu sonho da mente e começar a dar-lhe corpo, ele
se torna uma entidade viva, e tudo pode acontecer. Abraçar o DIP e saber que
ele virá te visitar uma ou mais vezes é primordial para a longevidade do seu
projeto", comenta.
Candice orienta que, ao se encontrar o fundo do poço, o
empreendedor reinicie o processo de alinhamento da sua ideia. "Olhe para
dentro, pergunte silenciosamente, e persista na execução. A grande oportunidade
do DIP está em recomeçar o seu projeto no meio do caminho, com maior
conhecimento e maturidade do que quando o iniciou. Grandes vitórias costumam
esperar aqueles que conseguem ultrapassar o DIP. Costumo dizer que é neste
momento verdadeiramente que se forma o empreendedor de sucesso", diz.
2)
Roda da Vida
Este conceito ajudará o empreendedor a planejar seu
negócio e a definir de uma maneira mais clara suas prioridades. A The Wheel of
Life, ou Roda da Vida, é uma poderosa ferramenta para avaliação pessoal que
ajuda a revisar todos os aspectos da vida. Candice recomenda utilizá-la pelo
fato de permitir ao empreendedor obter uma visão honesta sobre as diferentes
áreas da vida, pessoal e profissional. "Uso a palavra honesta pois a Roda
da Vida te forçará a aceitar e encarar de frente as áreas da sua vida que você
precisará deixar como segundo ou terceiro plano", orienta.
Decidir antecipadamente, por exemplo, que amigos ou o
trabalho atual precisarão ser preteridos por um determinado intervalo de tempo
pode ser sofrido no início. No entanto, explica Candice, é isso o que dará
tranquilidade e espaço mental para focar no que definir como prioridade para
si, durante este mesmo espaço de tempo. "O mais importante é não haver
conflitos, pois é aí que a produtividade pode cair, e os objetivos serem
perdidos. Nem sempre o que mais toma nosso tempo é o que deveria ou poderia.
Essa ferramenta o ajuda a avaliar exatamente isso", diz.
3)
Fuckup Nights
No mundo dos negócios, as decepções estão tão presentes,
que até foi criado, em 2012, no México, um movimento global chamado Fuckup
Nights, no qual pessoas ao redor do mundo compartilham publicamente suas
histórias de fracasso. "É um TED ao avesso. No Fuckup Nights, seu maior
erro é sua única glória. Milhares de pessoas participam desses eventos em mais
de 150 países contando seus maiores fracassos", conta.
Para a fundadora da Kickante, o Fuckup Nights permite ao
empreendedor entender que errar é algo a ser esperado e até mesmo celebrado.
"Começar a considerar o erro como um estado mental e não condição pessoal
de fracassado é um grande avanço. Isso permite à pessoa desapego ao seu erro e
a rápida recuperação da situação, permitindo assim que ela aproveite",
explica.
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4)
Público alvo e personas
Candice esclarece que a ideia de público-alvo, bastante
difundida, traz uma definição bem aberta. Para detectar quem ele é, busca-se
informação demográfica (idade, sexo, escolaridade, estado civil). Mas é bom
lembrar que ele não se refere a uma pessoa específica, mas a um grupo de
pessoas que possam querer determinado produto ou se engajar na ideia a partir
de um delimitador mais amplo.
Já a persona, prossegue a empreendedora, é o desenho de
uma pessoa específica que represente o cliente. "Descobrir a persona é
como criar um avatar. Você vai visualizar a pessoa, com detalhes sobre hábitos
e trabalho, consumo, hobbies e preferências de canais de informação. Ela será
seu personagem específico, cujas características traduzem quem você imagina
atingir ao elaborar seu projeto", afirma.
Mas o que vem primeiro? Candice responde a essa pergunta
explicando que, depois de analisar o mercado e identificar o público-alvo, o
empreendedor precisará ser mais específico ainda e definir a persona — ou seja,
a pessoa com sentimentos e desejos que quer atingir. "E esse método vale
para tudo o que deseje lançar — uma conta de influenciador no Instagram, um
livro, um novo produto, um novo álbum, um evento, uma ONG", finaliza.
Fonte: Administradores.com.br