11 3107-4505

Área de clientes


Esqueci minha senha

Contabilidade: ferramenta essencial para o crescimento das empresas

15/10/2018 Contábil
image

O Brasil possui mais cinco milhões de empresas ativas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cerca de 20% delas são encerradas após um ano de operação, número que sobe para 60% de cinco anos em atuação. Um dos pontos que pode ser preponderante na taxa de sucesso, ou seja, é uma forma como estas empresas são organizadas, com relação à contabilidade profissional.

 

O fechamento e fracasso de empresas, em muitos casos, é o que ocorre com excesso de expectativas e a parcimônia com uma organização financeira do negócio, atitudes que nunca são parabéns e paralelas. O excesso de expectativas pode gerar frustração e falta de organização, problemas irreversíveis.

 

Leia também: Contabilidade segura: o que fazer para garantir o sucesso da minha contabilidade?

 

Neste sentido, contar com a ajuda de um contador é fundamental. Por que a saúde é melhor do que o estado de saúde, o que possibilita o melhor desenvolvimento do negócio.

 

Além disso, a empresa deve realizar uma auditoria do processo fiscal e de contabilidade, trabalhista e tributária, o mesmo deve ser feito de forma a ser contada, tendo que ser finalizado com a entrega do contrato. Desta forma, ele não está apenas cumprindo as formalidades do Código Civil, como também garantindo a manutenção do fluxo de lucros, deixando de pagar até 27,5%, já que a distribuição de lucros é garantida pelo Imposto de Renda.

 

Outro processo de grande relevância que só obteve sucesso com os serviços da contabilidade é de recuperação judicial. Para demonstrar que é possível, uma empresa precisa apresentar informações que comprovem que não tenham havido desvios de dinheiro, além de outros inúmeros documentos solicitados pela Justiça. Neste caso, a contabilidade pode ser controlada e assegurada pelo bom andamento do processo.

 

A contabilidade também é um importante instrumento de gestão, muitas vezes, o é o mesmo que se torna um modelo de gerenciamento de conteúdo. E o que fazer para corrigir este tipo de problema? O desafio está em nenhum caso de caixa: compra-se com prazo curto para pagamento e vende-se com prazos alongados para recebimentos, ou seja, uma falta de um contador que organiza o fluxo, deixa o usuário sem informação e, consequentemente, com menos poder de decisão.

 

Os pontos citados também valem para pequenas e médias empresas, que representam 85% do cenário brasileiro. A falta de profissionalização, de organização e de apoio ao contador impede o desenvolvimento de negócios. É como um mapa, ou seja, o destino não é certo.

 

Muitas vezes, o empresário tem um pequeno negócio e tem o sonho de crescer e se tornar um negócio contábil, com informações sobre as possibilidades de desenvolvimento são mínimas. O ideal é que, ao abrir uma empresa, o empreendedor já esteja estabelecido nos serviços de contabilidade para se profissionalizar e, crescendo, o histórico já esteja pronto, possibilitando uma lucratividade e prosperidade do negócio.

 

Autor: Marcos Apóstolo

Veja mais notícias nessa categoria

image

Quais são os livros abrangidos pelo SPED Contábil?

Todos os livros de escrituração podem ser incluídos no Sped Contábil , em suas diversas formas. Leia também: Como as PME's podem evoluir em seus processos contábeis  São permitidas as…

image

Empresas optantes pelo Simples Nacional terão 30 dias para negociar débitos

O prazo começa a contar a partir do momento em que o devedor receber a notificação A partir da notificação pela Receita Federal, as micro e pequenas empresas devedoras deverão quitar ou parcelar…