11 3107-4505

Área de clientes


Esqueci minha senha

3 motivos para contratar um contador para o Imposto de Renda

17/04/2017 Imposto de Renda Pessoa Física
image

A declaração de Imposto de Renda deve ser apresentada anualmente. Frequentemente, os contribuintes ficam na dúvida se devem contratar um especialista para auxiliar nessa questão.

Quais os motivos para contratar um contador para o Imposto de Renda? Continue acompanhando e saiba quais são eles!

 

Esclarecer dúvidas

O preenchimento da declaração anual sempre gera diversas dúvidas para o contribuinte, tanto sobre o que deve ser declarado, quanto sobre a forma correta de preenchimento. As duvidas podem aumentar em casos de alienação ou aquisição de bens durante o ano, de resgate de aplicações no mercado financeiro ou em fundos de previdência, de movimentações financeiras no exterior ou tantas outras situações que fazem parte de nosso dia a dia, mas que podem dar trabalho na hora de elaborar sua declaração de imposto de renda. Neste momento, a experiência de um bom contador será de muito valor.

 

Evitar a “malha fina”

Como dissemos acima, é natural que dúvidas surjam durante o preenchimento da declaração, principalmente no caso de declarações que são mais complexas. Como aquelas que envolvem diferentes fontes de renda, muitos dependentes e aplicações financeiras por exemplo.

Como a declaração de Pessoa Física é bem complexa, existem casos de pessoas que acabaram caindo na “malha fina” apenas pela falta de conhecimento. Não pela intenção de burlar o fisco.

 

Mais segurança

Escolhas que a princípio parecem tranquilas como: Qual modelo de declaração é melhor, simples ou completo?  Qual a situação é melhor, apresentar a declaração dos cônjuges e dependentes, em conjunto ou separado? Assim como diversas outras, podem ter impacto no valor de você tem a pagar ou que tem direito a restituir do fisco. Exatamente por isto, obter o auxílio de um contador para o Imposto de Renda em virtude do conhecimento que esse profissional possui a respeito das particularidades que cada situação requer, aumenta a segurança e ajuda evitar a temida malha fina.

 

Responsabilidade do contador para o Imposto de Renda

Como podemos ver, contratar contador para o Imposto de Renda, mesmo para as declarações simplificadas, é a melhor opção que os contribuintes podem recorrer para garantir que o envio dos dados será feito da forma correta. Contudo, vale ressaltar que a veracidade dos dados informados não é de responsabilidade desse especialista. Ele orienta a respeito da forma correta de preencher a declaração, mas a veracidade das informações é uma responsabilidade do contribuinte.

 

Fonte: Rede Jornal Contábil, 21/02/2017

Veja mais notícias nessa categoria

image

Declaração de Imposto de Renda fora do prazo requer atenção

Quem não entregou a declaração do Imposto de Renda (IR) 2018 (ano-base 2017) no prazo pode enviar o documento com atraso desde quarta-feira passada, mas está sujeito a multa. A penalidade mínima…

image

Imposto devido pode ser pago em oito cotas, mas, acredite, é melhor à vista

Quem preencher a declaração pessoa física do Imposto de Renda e tiver imposto a ser recolhido pode fazer isso à vista ou parcelar em até oito cotas se o valor for maior do que R$ 100. Além de a…