O que um empreendedor deve saber antes de abrir uma empresa?
A conta é simples: receita menos despesa é igual a
lucro ou prejuízo. Resolver essa fórmula pode parecer um exercício fácil, mas
basta conversar com qualquer empreendedor para entender que, na verdade, se trata
de um desafio a ser constantemente superado. Afinal, manter a lucratividade
exige o equilíbrio completo de diversos fatores, como a quantidade de vendas,
número de clientes, valor das despesas e investimentos para expansão.
No caminho para atingir esse objetivo, alguns
empresários caem em armadilhas. Um exemplo é não buscar conhecimento sobre
fluxo de caixa, balanços e relatórios. Como consequência, grande parte deles se
decepciona com os resultados obtidos e fracassa na missão de manter os negócios
de pé.
A falta de conhecimento sobre finanças é grave, mas não é a única atitude que pode trazer resultados ruins. Para ajudar os empreendedores a evitar erros e ter lucratividade no longo prazo, listo abaixo três mitos frequentemente divulgados como atitudes fundamentais para o sucesso – mas que, na verdade, podem facilitar o fracasso.
1. “Para ser lucrativo,
basta vender muito”
É claro que vender é muito importante, mas apenas
realizar vendas não é suficiente, pois a cada transação a empresa tem custos.
Em muitos casos, o retorno da venda está sendo consumido pela operação
(impostos, tarifas, taxas, deslocamentos, logística, aluguel, manutenção,
funcionário, obrigações sociais etc.). Nesse sentido, fazer uma boa gestão de
precificação e calibrar os custos diretos da empresa é fundamental para obter
sucesso além das vendas. Lembre-se: o empresário deve focar sempre em vender,
mas somente com o melhor custo e retorno.
2. “Quanto mais clientes
tenho, mais lucro eu vou ter”
Ter uma carteira de clientes robusta é excelente, mas
se eles não estão gerando lucratividade é preciso revisar o conceito. Em alguns
casos, vale até dispensar clientes que estão comprometendo o equilíbrio e a
sustentabilidade do negócio.
Defina o perfil do cliente do seu negócio e qual é a
rentabilidade que ele precisa gerar a partir de cada compra. A partir disso,
analise os atuais clientes e veja se estão gerando déficit ou lucro.
3. “Controlar cada
centavo vai trazer mais lucro”
Focar apenas em controlar gastos pode levar o negócio
à estagnação. O ponto não é deixar de gastar, mas investir com consciência,
planejamento e retorno.
Quando for fazer um investimento faça sempre duas
perguntas que vão ajudar a definir indicadores de resultado: qual o meu ROI
(retorno do investimento que estou fazendo); e qual o meu Payback (em qual
prazo vou ter o retorno do que estou investindo?). Saber o retorno e o prazo
que seu investimento tem, ajuda o empresário a tomar as melhores decisões e
alavancar o crescimento do negócio.
A grande verdade para conduzir um negócio lucrativo é buscar o equilíbrio e a gestão contínua das finanças. Todos os componentes precisam estar alinhados e ter gestão eficiente. Nesse sentido, cinco pilares são fundamentais para atingir o sucesso financeiro: geração crescente de receitas; gestão contínua de despesas; investimentos de qualidade com retorno mais rápido; menor custo fixo; e custo variável alinhado com o preço.
Autor: Dirlene Costa para Administradores.com